PMI Rio

Na empresa em que trabalha, seja como Gerente de Projeto ou membro do time do projeto, os projetos costumam ter um planejamento a ser seguido durante todas as  fases?

Muitos Gerentes de Projetos dizem que o Planejamento nada mais é que o cronograma elaborado entre ele e o seu time e em pouquíssimas vezes envolvem, na elaboração, as partes envolvidas, que no linguajar do Gerenciamento de Projetos chamamos de Stakeholders . Mas, apenas o Cronograma mesmo feito com todas as partes envolvidas do projeto pode ser considerado um planejamento de um projeto?

Os Gerentes de Projetos iniciantes podem até dizer que o Cronograma é o planejamento, mas os Gerentes de Projetos mais experientes e que são certificados pelo PMI não podem considerar apenas o Cronograma como o plano do projeto. Como saberemos  as restrições, premissas e requisitos do projeto apenas considerando como o Cronograma o plano do projeto? Como saberemos qual escopo fazer e o que esta fora do escopo? Como saberemos os tipos de profissionais e seus perfis a serem contratados sem que haja um Plano de Recursos Humanos? Como poderemos antecipar aos problemas e tentar minimizá-los sem que haja um Plano de Gerenciamento de Riscos? Como  garantir a Qualidade de um projeto se não sabemos o que é e o que não é aceitável em um produto ou serviço se não há um Plano de Qualidade?  como saberemos quando e para quem e de que forma reportar o andamento do projeto se não há um Plano de Comunicação? Como saberemos como serão os pontos de controle para que possamos controlar e encerrar o projeto?

Tais perguntas só poderão ser respondidas e saberemos como fazer em uma determinada situação, se tivermos o Plano do Projeto elaborado e não apenas o Cronograma do Projeto. Esses são alguns dos motivos pelos quais o Planejamento de um Projeto é tão importante. Para tal também é necessário que a organização apóie esse tipo de iniciativa e disponibilize os profissionais para elaborarem em conjunto e que todas as partes envolvidas contribuam nesse planejamento. Há uma história em Gerenciamento de Projetos que muitos conhecem sobre o diálogo entre a Galinha e o Porco. A Galinha perguntou para o Porco: poderíamos abrir um restaurante, disse a Galinha. O Porco perguntou: como se chamaria o nome do restaurante? Respondeu a Galinha: Pernil com Ovos. O Porco respondeu: não obrigado, enquanto você esta envolvida eu (porco) estou comprometido. Durante o planejamento do projeto, as partes interessadas precisam ter o comprometimento durante o planejamento e muitos dessas partes interessadas, continuarão comprometidas com o projeto até o encerramento do projeto, enquanto que outras serão apenas envolvidas pois não terão um papel efetivo no projeto.

Por isso, faça uma reflexão de como são feitos os projetos em suas organizações, se os projetos possuem um planejamento adequado, o que precisa ser melhorado e quais vantagens as organizações podem tirar através de um bom planejamento, mas lembrando que para isso as organizações precisam dar apoio, disponibilizar os profissionais e agir de forma para que todos sejam comprometidos.

Exibições: 450

Comentar

Você precisa ser um membro de PMI Rio para adicionar comentários!

Entrar em PMI Rio

© 2014   Criado por PMIRIO.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço